Chuck Berry
Berry foi casado com uma criança e teve uma sucessão de empregos antes de seus shows tocando blues em bandas locais de St. Louis e que se transformou em algo mais do que um hobby. O Pianista Johnnie Johnson teve crédito para o impulso: Berry começou a tocar com o Johnson's Trio em 1953, depois que o guitarrista regular do grupo ficou doente. Graças ao talento e carisma de Berry além de suas habilidades de improviso na guitarra, o músico de apoio logo se tornou o líder da banda, e assinou contrato com a Chess Records em 1955. Foi Johnson que tocou piano no primeiro single de Berry "Maybellene", que liderou as paradas de R&B no mesmo ano .
Jack White
Jimmy Page
Talvez Page foi simplesmente feito para tocar guitarra: o guitarrista do Led Zeppelin diz que pegou seu primeiro instrumento quando sua família se mudou para uma nova casa e ele achou um que os ocupantes anteriores haviam deixado para trás. Page era auto-didata e em pouco tempo, ele já estava aprendendo a tocar a Elvis Presley e canções skiffle que ouvia no rádio nos anos 50. O resto, é claro, é história: sessões de gravação em Londres (inclusive em canções dos Kinks e The Who) e que levou a uma temporada nos Yardbirds antes de ele recrutar Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham para o que se tornou uma das maiores bandas de todos os tempos.
Joe Bonamassa
Não havia como escapar do violão para Bonamassa: seus pais tinham uma loja de guitarra e ele começou a tocar quando tinha apenas quatro anos. Uma breve orientação aos 11 anos, com o guitarrista Danny Gatton, definiu Bonamassa em seu caminho atual, que incluiu uma passagem pela banda de blues-rock "Bloodline" e com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger e Berry Oakley nos anos noventa, antes dele estrear uma longa carreira solo com o lançamento do álbum " A New Day Yesterday" em 2000 .
Eric Clapton
Antes Clapton se tornar um Deus, ele era apenas um garoto de 13 anos de idade, com uma guitarra que era tão difícil de tocar, que ele a colocou de lado por algum tempo. No entanto, o instrumento mostrou irresistível, e quando Clapton voltou a tocar aos 15 anos, ele gravou a si mesmo em um gravador "reel-to-reel" que ele tocava junto com discos de blues. Funcionou: Clapton tinha apenas 18 anos quando ele entrou para o Yardbirds em 1963, e foi o lançamento de uma das carreiras mais célebres da música popular, com uma deslumbrante variedade de colaborações e um registro espetacular de álbuns vendidos.
Dan Auerbach
Embora Auerbach tenha crescido ouvindo os LPs de Vintage Blues de seus pais, o futuro cantor do Black Keys não levou a sério a música até a faculdade - especificamente, quando ele saiu para se concentrar em tocar guitarra depois de cair sob o feitiço do Mississippi, o bluesman Junior Kimbrough. Embora o Black Keys tenha forjado o seu próprio som blues/rock & roll, o fascínio de Auerbach com Kimbrough ressurgiu no duo de 2006 no EP "Chulahoma: The Songs of Junior Kimbrough" .
Pete Townshend
Embora seu pai tocasse saxofone na England's Royal Air Force band, o rock & roll americano, especialmente Bill Haley and the Comets, exerceram a maior influência sobre o jovem Pete Townshend. Ele primeiro viu o filme de 1956 "Rock Around the Clock", quando ele tinha 11 anos - e o assistiu uma e outra vez até que sua avó comprou para Townshend sua primeira guitarra. Em pouco tempo, ele estava tocando em bandas com John Entwistle, e não demorou muito para que eles se unissem com o cantor Roger Daltrey e o baterista Keith Moon mais tarde.
John Mayer
Depois de dar a Berklee College of Music uma tentativa por dois semestres, Mayer mudou-se para Atlanta para tocar com um amigo no duo LoFi Masters. Quando a banda se separou, Mayer auto-lançou um EP solo "Inside Wants Out", que iniciou sua trajetória ascendente: a lista de faixas inclui "No Such Thing" - a canção se tornou o primeiro hit do guitarrista quando ele a incluiu em seu LP de estréia , "Room for Squares", atingindo o número 13 na Billboard Hot 100 chart - e isso acabou dando em um contrato com a gravadora Columbia.
Jimi Hendrix
Embora Hendrix tenha começado a tocar profissionalmente na adolescência e passado anos cortando seus dentes como guitarrista contratado, apoiando os gostos de Wilson Pickett, Sam Cooke e Little Richard, não foi até que ele se mudou para Londres em 1966, que ele realmente agiu por conta própria. O Manager de Chas Chandler alistou Noel Redding e Mitch Mitchell para tocar com Hendrix em um trio que iniciou quando eles realizaram um show em um clube para uma platéia que incluía membros dos Beatles, Rolling Stones, The Who e Eric Clapton. Seis meses depois, Hendrix lançou "Are You Experienced", o primeiro de apenas quatro álbuns que ele lançou antes de sua morte em 1970.
Gary Clark Jr.
Clark era apenas um adolescente que tocava em pequenos shows, quando conheceu Phil Antone, o titular do Austin's venerable club Antone's. Impressionado com as costeletas de Clark, Antone apresentou-o a Jimmie Vaughan e o colocou no palco com a aprovação de James Cotton e Hubert Sumlin. Não demorou muito para que Eric Clapton o chama-se, e convidou Clark a tocar em seu Crossroads Guitar Festival em 2010 e mais tarde o levou junto para abrir sua turnê brasileira em 2011.
Confira também outros posts recentes:
As Melhores Baladas do Rock - Parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Pra você que está pensando em colocar um comentário aqui, pense bem antes de escrever. Qualquer mensagem ofensiva será deletada. Então se você for pensar em escrever alguma mensagem desse tipo, não perca seu tempo, pois aqui não é a casa da mãe Joana e os comentários são moderados.Todas as listas contidas nesse blog são pessoais, se você não gostou da inclusão de algo nessas listas, comente educadamente dando uma sugestão. E DE UMA VEZ POR TODAS, NÃO EXISTE COMPARAÇÃO DE ARTISTAS NESTE BLOG. Obrigado.